Pensando nisso, resolvi adotar uma estratégia: a cada exemplo e unidade de Lógica ensinada, iremos ver como seria em Java.
Antes, porém de por “as mãos na massa”, vamos introduzir um conceito importante para programas Java:
Você pode criar um monte de coisa dentro do seu programa, mas se ele não tiver um método chamado Main, quando você for rodar, ele não vai “funfar”, então, um programa Java para visualização necessita de um método Main.
Para começarmos, eu sugiro que cada um faça o download do NetBeans, que está atualmente na versão 6.0 final. Para Baixar o Netbeans, basta ir em www.netbeans.org
Caso alguém tenha alguma dúvida sobre a instalação, basta me enviar um e-mail.
Estou programando em ambiente Windows, portanto, vamos considerar que as dicas abaixo são para ambientes Windows, ok?
Na Área de Trabalho, dê dois cliques no ícone do NetBeans
Espere carregar. Isto pode demorar um pouco, dependendo da máquina que está usando. A tela de carregamento é algo como a figura abaixo:
A tela que se abrirá, será uma parecida com a imagem abaixo:Vá em File à New Project. Clique em Next e, na próxima tela, em Project Name, digite o nome do seu projeto. Para este projeto, iremos chamá-lo de Operações. Observe que não coloquei o ç, nem o ~.
Em programação, busque sempre utilizar letras e números regulares, nada de sinais de acentuação, cedilha, ou outros caracteres, ok?
Depois de nomear o projeto, desmarque a opção Create Main Class e clique em Finish.
Clique com o botão direito do mouse onde está escrito Source Packages. Escolha New à Java Class:
Aparecerá outra caixa de diálogo e onde estiver escrito Class Name digite Soma. Agora, clique em finish.
Clique com o mouse no espaço em branco, entre as chaves do public class Soma.
Digite psvm e clique em [TAB]. Automaticamente o NetBeans criará o método principal dentro do seu programa: public static void main(String[] args).

Agora, vamos precisar criar a interface (Escreva, leia) com o usuário. Para isso, iremos utilizar duas coisas: o System.out.println, que seria o escrever e o Scanner, que seria o ler.
Por enquanto, iremos trabalhar com a interface de terminal, como o DOS. Para isso, necessitamos trabalhar com o System.out.println.
Em Java, temos uma coisa chamada API. Uma API seria um conjunto de classes construídas para auxiliar o programador em alguma tarefa. O Scanner seria uma API. Ele tem como função ler valores de entrada, seja do sistema, seja de um arquivo (sim, futuramente iremos ler arquivos utilizando o Scanner).
Para conseguirmos “pegar” o valor inserido pelo usuário, iremos precisar do Scanner, então, digite Scan e tecle [ctrl]+[space]. Irá aparecer um auxílio a você. Basta selecionar conforme a figura abaixo:
Iremos escolher Scanner (java.util).

Isso que acabamos de fazer, foi instanciar um novo objeto. A variável scan (que será um objeto), herdará todos os métodos criados para o a classe Scanner, da API java.util.
Então, diríamos: o objeto scan é um novo Scanner, que lerá o que for digitado no Sistema (System.in).
Agora, abaixo da declaração do scan, iremos declarar a primeira linha da interface com o usuário:
Digite sout e tecle [ENTER]. O próprio NetBeans irá escrever System.out.println(); para você. Dentro do parêntese, nas aspas duplas, digite: Informe o primeiro valor: . Lembre-se de criar esse espaço depois dos :, pois isso fará com que o valor digitado não fique colado nos :.

A figura abaixo representa o código criado, a partir da declaração do scan:
Em seguida, faça: [alt]+[shift]+[F]. Isso irá organizar o código do programa. O programa ficará assim:
Clique [shift]+[F6] e o NetBeans começará a rodar o seu programa. Para fazer isso, será aberto uma janelinha embaixo do seu código, que é a janela de output do NetBeans:
Bem, esse é o nosso primeiro programa em Java. Pode parecer difícil no primeiro momento, mas depois se torna normal essas declarações para você.
Tente criar novos Class para SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO. É a mesma estrutura, apenas a fórmula matemática é que muda.
Qualquer dúvida:
candido.areas@gmail.com ou candido.areas@foton.la
Um abraço,
3 comentários:
Pow;agradeço muito pela ajuda eficiente e clara dos aplicativos e comandos em JAVA;Estou no
3ºPERIODO ADS,foi a melhor explicação da net que encontrei .. PARABÉNS..
Antes de te encontrar estava perdendo o sono >> ufaa !!!
QUE ALÍVIO.
PS:Se quiserem me enviar material iniciante agradeço + ainda.
Muito bom o curso, pena que você parou.
Quem desejar aprender por outro curso online, de forma totalmente gratuita e sem necessidade de cadastro, eu indico o Java Progressivo:
http://javaprogressivo.blogspot.com/
Cândido, gostei muito do seus posts! Para quem está iniciando, é muito bom, muito bem explicado, passo-a-passo! Parabéns!
É uma pena que não tenha continuado, mas tomara que vc volte!
Abs.
Andréia Yabel - http://ateoriadadesevolucao.blogspot.com.br/
Postar um comentário