No último post, trabalhamos com um algoritmo simples, de soma.
Caso vocês observem, declaramos apenas três variáveis, no inicio do código, que serão responsáveis pela soma: valor1, valor2 e soma.
Geralmente, ao criarmos um código, devemos estabelecer logo, de cara, que variáveis trabalharemos. Isso se dá, em primeiro, por organização e, em segundo, para verificação.
Vou explicar para vocês, caso não saibam, porque devemos declarar variáveis principais no início do nosso código.
Um computador funciona com uma memória principal, as memórias RAM. Obviamente, o recurso que existe na memória principal é limitado. Quando você compra um computador com 512 MB de memória RAM, significa que, quando atingir os 512 MB de alocação de memória, a sua memória estará cheia, impossibilitada de receber e armazenar qualquer outra informação.
Se vários processos estão utilizando toda a memória e o seu programa, por falta de organização de sua parte programador, precisa, no meio do código, de memória para alocar uma variável, o seu programa vai ter que esperar.
Então, é bom que as variáveis que o seu programa vai precisar utilizar constantemente sejam criadas logo no início do bloco de código, pois assim elas serão alocadas na memória logo no carregamento do programa. Obviamente, devemos fazer o bom uso de variáveis, colocando somente aquelas que vamos utilizar durante todo o código.
Apenas como comentário:
Uma variável declarada no início do bloco de código e que será utilizada por todo o programa, ou por grande parte dele, é chamada de variável global, ou seja, global significa para tudo.
Uma variável declarada durante um processo interno dentro de um programa, é chamada variável local, e servirá somente para aquele processo interno. Isso será discutido futuramente, mas é importante desde agora já irmos entendendo o que seria uma variável global e local.
Até o próximo post!
Cândido Areas.
Qualquer dúvida:
Nenhum comentário:
Postar um comentário